Capina elétrica avança nos bairros e otimiza serviço de zeladoria urbana
02/05/2025
(Foto: Reprodução) Desde o início da aplicação, 64 bairros de todas as regiões de Jacareí já receberam o serviço Importante ferramenta nos trabalhos de limpeza da cidade, a Secretaria de Infraestrutura vem avançando com o serviço de capina elétrica, que seca e depois remove os matos e gramas das guias e sarjetas das ruas de Jacareí.
Desde o início da aplicação, 64 bairros de todas as regiões da cidade já receberam o serviço, que controla as plantas invasoras sem usar herbicidas, apresentando efeitos que duram quatro vezes mais que a capina tradicional.
Prefeitura de Jacareí
Prefeitura de Jacareí
O resultado é obtido a partir da eletrocussão de plantas, onde uma corrente elétrica é aplicada, eliminando o mato pela raiz, evitando a contaminação e erosão do solo, interrompendo o ciclo natural. Em cerca de oito dias, o mato está totalmente seco e, após esse período, a equipe retorna para remoção.
Nas últimas semanas, os trabalhos foram finalizados nos bairros Jardim Santa Maria e no Prolongamento Santa Maria. Os próximos bairros a serem atendidos pela capina elétrica são: Jardim Bela Vista, Vila Denise, Vila Formosa, Vila Aprazível, Vila São Lucas, Vila Vilma, Jardim Flórida, Jardim Marister, Jardim Siesta, Jardim Jacinto, Jardim Independência, Jardim Leonídia e Avareí.
Tecnologia
O serviço de capina elétrica usa um método totalmente eficaz, responsável e sustentável, pois não é poluente. Ele atua com descargas elétricas controladas, para eliminar raízes e os brotos mais profundos, que geralmente não são atingidos pelos herbicidas comuns, e se proliferam, causando mato alto em curto espaço de tempo. O método chega a ser 20 vezes mais rápido que outros tipos de capina
“Esse serviço é uma soma das sete equipes de capina convencional que já percorrem as ruas diariamente, tornando nosso trabalho mais eficiente, aumentando a produtividade e trazendo economia para a cidade, pelo fato de espaçar o retorno da equipe em cada bairro. Com isso, a ideia é que ainda mais bairros sejam atendidos pela capina elétrica”, explicou o secretário de Infraestrutura, Felipe de Vilas Boas.